GOMA-LACA

GOMA-LACA

GOMA LACA VOL 2

AFROBRASILIDADES EM 78 RPM

Goma­Laca é um projeto de descobertas musicais dedicado à música brasileira registrada em discos de 78 rotações (feitos de cera de carnaúba e goma­laca) na primeira metade do século XX, sob o olhar de alguns dos mais criativos artistas contemporâneos.

No novo espetáculo, o repertório vai em busca das raízes afrobrasileiras na nossa música, investigando antigos discos de 78 gravados lançados entre os anos 1920­-1950, pesquisados em acervos como o da Discoteca Pública Municipal Oneyda Alvarenga, idealizada por Mário de Andrade.
Com direção musical de Letieres Leite, da Orkestra Rumpilezz e os convidados Juçara Marçal, Karina Buhr, Lucas Santtana e Russo Passapusso, a apresentação traz reinterpretações de algumas das primeiras composições de sotaque intercontinental conectando Brasil e Áäfricas.
Em busca dos primeiros registros da nossa música popular gravada, encontramos raízes rítmicas e melódicas de índios e escravos de diferentes etnias que até hoje tem influência fundamental em nossa expressão musical. O disco adaptou cantos vindos de longe para uma nascente indústria cultural. Era o nascimento da música pop afrobrasileira.


VIDEOS

Goma-Laca: Batuque from vendofoto on Vimeo.

Goma-Laca: Ogum from vendofoto on Vimeo.